Sistema de ordenha: a bomba de vácuo

A bomba de vácuo é parte fundamental de um sistema de ordenha mecânica e sua função é a base de todo o processo. Desta forma, o mal funcionamento da peça pode não só prejudicar o momento da ordenha, como também afetar seriamente a sua produção.

Quer ver só? Então confere o nosso post de hoje!

No nosso último post da série sobre os componentes da ordenha falamos sobre o correto dimensionamento de um sistema de ordenha e a sua importância.

Se você perdeu, pode conferir clicando aqui.

Por lá nos explicamos que um equipamento de ordenha mecânica precisa fornecer produção, reserva e estabilidade de vácuo para funcionar de forma eficiente e sem prejudicar o bem-estar animal.

E para fornecer isto tudo, inicia-se justamente pela função da bomba de vácuo.

O seu mal funcionamento, a falta de aferição periódica ou mesmo o dimensionamento e montagem incorreta da bomba de vácuo no sistema podem prejudicar a produção e causar sérios prejuízos.

Uma bomba com problemas pode, por exemplo, produzir vácuo insuficiente, o que contribui para o deslizamento ou mesmo a queda das teteiras durante o processo de ordenha, por exemplo.

Com isso, também podem ocorrer entradas bruscas de ar dentro da equipamento, o que faz com que o fluxo de leite seja invertido e gotículas acabem sendo reintroduzidas no teto, facilitando a possibilidade de desenvolvimento de inflamações intramamárias, ou seja, mastite.

Muitos problemas ligados à saúde de vácuo de um equipamento de ordenha, são atribuídos a bomba de vácuo. Porém, este componente acaba por ser acusado injustamente em função de falta de manutenção, dimensão incorreta do equipamento de ordenha e até mesmo de manejo.

Um exemplo claro disto é não considerar a variação de altitude em relação ao nível do mar na propriedade ao dimensionar a bomba de vácuo, de forma que esta supra a necessidade dos diferentes tamanhos, formatos e níveis de automação instalados junto ao equipamento de ordenha.

Um local inadequado de instalação, a total indiferença em relação aos cuidados periódicos, projetos inadequados de formato e dimensões de uma bomba de vácuo aumentam o custo de manutenção, interferem no funcionamento e na vida útil deste componente.

O desconforto causado por um vácuo inadequado ou mesmo o ruído excessivo da máquina pode prejudicar o processo de liberação natural do leite pela vaca. Para saber mais sobre isso, leia nosso artigo sobre a função do equipamento de ordenha.

Diferenciais comparativos em relação a engenharia, projeto, construção e funcionamento de uma bomba de vácuo ideal são frutos de muita pesquisa, conhecimento de campo e constante desenvolvimento e evolução de um equipamento de ordenha que respeita as vacas que estão sendo ordenhadas.

Desta forma, o sucesso da sua ordenha e a saúde do seu rebanho estão diretamente relacionados ao bom funcionamento do seu equipamento, à sua montagem correta e à manutenção periódica.

Gostou deste post? Então fique de olho que nas próximas semanas falaremos sobre a reserva de vácuo, sua função e importância.

Enquanto isso, que tal conhecer melhor os sistemas de ordenha Ordemax? Existem muitas informações específicas sobre Bambas de Vácuo que podem e devem ser esclarecidas.

Clique aqui e descubra o que de melhor temos a oferecer para facilitar a vida do produtor rural!

Nenhum comentário.

Deixe seu comentário