Afinal, para que serve um equipamento de ordenha?

Você com certeza sabe o que é um sistema de ordenha mecânica, mas sabe como ele funciona e qual a sua real função?

Pense um pouco, a resposta é mais fácil do que parece!

A função do equipamento é simplesmente imitar o bezerro!

Isso mesmo. O sistema de ordenha mecânica, ou conjunto de ordenha, é um equipamento que visa colher o leite da forma mais natural possível, imitando o mamar do filhote.

Confere só como funciona:

O úbere da vaca produz e armazena o leite. Ele é liberado de forma natural no sistema nervoso da mimosa, que por ser um animal rotineiro, reconhece o horário e local onde costuma ser ordenhada.

O processo de liberação do leite se dá através da produção do hormônio ocitocina pelo corpo da vaca. E ele só é liberado quando ela sabe que chegou o momento da ordenha - ou da mamada - e se estiver se sentindo segura e relaxada.

Devido ao volume de leite armazenado, o úbere apresenta pressão interna. Desta forma, o leite é esguichado apenas com o movimento de mamar do bezerro - que em uma ordenha mecânica, é realizado pela sucção das teteiras, que abrem e fecham o esfíncter, por onde o leite sai.

Ou seja, em uma ordenha correta, não é preciso forçar a vaca. O processo é natural, uma vez que a sensação produzida nela pelo equipamento é a mesma do mamar do seu filhote.

 

Mas e quando algo dá errado?

Quando o processo de ordenha é realizado de forma correta, ele não causa nenhum dano à vaca. Mas caso a ordenha fuja da rotina ou o equipamento não seja de qualidade ou esteja em más condições, a sua mimosa e a sua produção podem ser prejudicados!

Acontece que a vaca libera a ocitocina através de golfadas em um período de, em média, 5 a 7 minutos. Este momento é crucial para a ordenha, porque após este tempo, o sistema nervoso do animal deixa de produzir ocitocina e passa a produzir adrenalina, o que faz com que a vaca se retraia e iniba a saída do leite de forma natural.

Além disso, equipamentos desregulados que machuquem a vaca, ordenhas realizadas fora de hora, em ambientes estranhos, a presença de pessoas com quem a vaca não está habituada  ou  qualquer situação que possa causar estresse tem o mesmo efeito citado acima.

E quando a adenalina inibe a saída do leite de forma natural, o equipamento que deveria apenas abrir e fechar o esfíncter e conduzir o leite passa a forçar a extração do leite, o que pode machucar e causar inflamações como a mastite e outras enfermidade que diminuem a expectativa de vida e até mesmo podem causar a morte do animal.

Ou seja: o sucesso da sua ordenha e a saúde do seu rebanho dependem de uma rotina de ordenha bem organizada e de um equipamento de qualidade, bem dimensionado, com os componentes corretos e com a manutenção em dia.

E é justamente sobre o dimensionamento correto do seu equipamento de ordenha que vamos falar no próximo post.

Enquanto isso, que tal conhecer melhor os sistemas de ordenha Ordemax?

Clique aqui e descubra o que de melhor temos a oferecer para a sua produção!

Nenhum comentário.

Deixe seu comentário